ATIVIDADES

​Todas as atividades possuem acompanhamento mensal da assistente social, psicóloga e equipe e são registradas através de lista de presença e relatórios.

Academia
Equipada através de doações, foi inaugurada no primeiro semestre de 2015. A academia tem como proposta oferecer saúde e o bem estar a seus usuários. O público alvo são usuários com mais de dezoito anos e com atestado médico de saúde autorizando a prática de exercícios físicos.

Biblioteca
Com um amplo acervo, este espaço é destinado a leitura, promovendo um espaço tranquilo e acolhedor para quem deseja estudar e pesquisar. Os usuários do projeto tem permissão de fazer empréstimos de qualquer volume disponível, basta apenas ter cadastro atualizado e informar à administração.

Dança
Atividade iniciada no mês de abril de 2017, visa a integração dos aprendizes, a saúde, o autoconhecimento e a percepção corporal. A atividade acolhe usuários da OSC de diferentes idades semanalmente. Assim como outras atividades artísticas, periodicamente ocorrem apresentações na OSC e em outros espaços espaços.

Teatro
Atividade iniciada em maio de 2017, oferece aos educandos exercícios de representação dramática e plástica com o intuito de ampliar o autoconhecimento, melhorar a autoconfiança, vencer a timidez e oferecer aos aprendizes novas formas de expressão e comunicação.

Capoeira
Atividade esportiva desenvolvida no período vespertino, desde Setembro de 2014. A Capoeira conta com a participação de aproximadamente 30 esportistas. Estimulando o convívio entre os jovens e também suas famílias, com todos os benefícios que um programa esportivo pode proporcionar. Integrando participantes de diversas idades. Também ocorrem apresentações fora da Associação e oficinas diversas que permeiam o mundo da Capoeira, como a produção de instrumentos musicais.

Violão
Com cinco anos de existência, a oficina de violão, iniciação e percepção musical é ministrada pelo professor Renato Firmino, colaborador também da Secretaria de Cultura da cidade de Guararema. As oficinas estão divididas em grupos e horários de acordo com o nível de habilidade individual. Periodicamente os aprendizes se apresentam em diferentes eventos realizados na Associação e também a convite de outras instituições públicas ou privadas.

Horta Comunitária
Pautada no princípio da sustentabilidade social, a OSC tem a horta comunitária voltada para auxiliar no aprendizado dos envolvidos sobre a origem dos alimentos, plantio, colheita, desenvolvimento de defensivos naturais, cuidados e manutenção. A horta supre parcialmente a demanda de alimentos da entidade, bem como a utilização desses produtos orgânicos na oficina de Culinária. Os moradores do bairro estão autorizados a usufruir desse espaço.

Informática, Tecnologia e Inclusão Digital
Procura sanar a demanda do acesso virtual na zona rural. Atividade de formação com duração de quatro horas por semana, aborda: Facilitações gráficas, Hardwares e Softwares, Meta Pesquisa, Copyright VS Creative Communs, Mapeamento dos meios de comunicação atual, Criação de e-mail e configurações de informações pessoais, Redes Sociais – o que são, para que servem e seus perigos, “Fake News” – o que são, como são produzidas, porque e como identificá-las, Conceito de Nuvem, YouTube – como produzir um canal, roteiro e storyboard, Edição e gravação de vídeos com celular, Introdução a Cultura Maker, Introdução a eletrônica e a Robótica básica, Arte com máquinas, Introdução ao pensamento computacional e programação, CLIPS – Centro de Leitura Investigação Pesquisa e Solução, Arduíno e Programação, Criação de Games 2D, Introdução a Modelagem 3D e Introdução a Realidade Aumentada e Realidade Virtual.

Oficina de Artes
Tem por objetivo oferecer atividades diversas como pintura, trabalhos manuais, trabalhos com materiais recicláveis etc. O objetivo da oficina é compreender o artesanato identificando a diferença nos padrões estéticos. Auxiliar os aprendizes a expressar-se de maneira pessoal para criação de peças próprias e ajuda a desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo, respeitando as individualidades. Também visa ampliar os horizontes dos frequentadores, oferecendo uma alternativa para geração de renda. As peças confeccionadas serão vendidas e a renda será revertida para aquisição de materiais para o ateliê.

Grupos de Orientação
Mediados por uma psicóloga contratada pelo projeto. Nos grupos crianças, adolescentes e/ou seus familiares se encontrarão semanalmente para discutir questões pertinentes a seu cotidiano.

Jogos e atividades Recreativas
Planejadas de acordo com o interesse dos educandos, as atividades recreativas tem como objetivo a construção, compreensão das regras e consequentemente o desenvolvimento da cidadania.

Oficinas de Audiovisual
Aborda o acesso à linguagem audiovisual, por seus processos de criação, passando pela Roteirização, Produção, Edição e Finalização, buscando a qualificação dos participantes para o mercado atual em franca expansão que é o da comunicação; Desenvolvimento a partir do Audiovisual do senso crítico, estético e cultural; Debates sobre temáticas atuais apresentadas através de filmes e documentários; Estímulo a discussões sobre temas pertinentes ao próprio grupo, por sua faixa etária e “posição social” e o despertar do papel do pertencimento de um grupo e a importância do trabalho coletivo a favor de um objetivo: A grandiosidade de serem “donos da palavra”.

Rugby
Auxilia através do esporte a formação de jovens, para que sejam cidadãos competentes no âmbito social, educacional e esportivo, respeitando a individualidade de cada participante. As práticas acontecem duas vezes na semana, em período de contra turno escolar, com a duração de duas horas por período, divididos em duas turmas. O projeto tem capacidade de atendimento de 60 jovens entre 10 e 17 anos, provindos de toda a comunidade ao entorno do local da prática, incluindo escolas, instituições e moradores da comunidade. A parceria está firmada desde Fevereiro de 2020 com a “Associação Esportiva Rugby de Jacareí”.

Oficinas de Esportes
A atividade foca em implementar atividades recreacionais, com base em brincadeiras e jogos, desenvolvendo em consequência os aspectos afetivos, cognitivos e socialização. Propõe também, o desenvolvimento da motricidade, criatividade e habilidades para atividades de lazer e reforça a educação lúdica, possibilitando a formação de perfil através da constante interação em grupo.

Educação de Jovens e Adultos
Aulas destinadas à jovens e adultos que, por motivos diversos, não foram alfabetizados na idade escolar regular, com o objetivo de desenvolver a capacidade de ouvir e discriminar letras e fonemas; estimular a consciência fonológica, silábica e de palavras; desenvolver a capacidade da leitura e da escrita independente e do pensar sobre a escrita através de aulas expositivas; realização de atividades escritas em folha e caderno e atividades orais; leitura diária pela professora de textos de diversos gêneros e de livros; realização de dinâmicas diversificadas e leitura compartilhada entre os alunos de textos de diversos gêneros e de livros.

Inglês
Aulas que que tem por objetivo desenvolver as habilidades de listening (escuta) e de reading (leitura) de textos com áudio e de audiolivros; desenvolver a habilidade de pronunciation (pronúncia) e a habilidade de interpretação em português conteúdos diversos em inglês; conhecer as estruturas gramaticais da língua inglesa;

Cursos Profissionalizantes
O projeto como forma de qualificação profissional, possui uma sala completa de Serigrafia (Estamparia) – em Outubro de 2019, foram realizadas oficinas nas quais foram produzidos os uniformes dos aprendizes do ano de 2020. A sala continuará a ser utilizada para cursos pontuais, bem como a produção de encomendas externas, a fim de captar recursos para o seu funcionamento.
A “Seja Feliz” ainda prevê cursos pontuais como “Assistente de Cabeleireiro”, “Barbearia” e “Cerâmica”, sendo necessária ainda a captação de verbas e doações para que ocorram.